No Hemisfério Norte, desde a década de 1970, a energia solar está na pauta permanente dos governos. O físico francês Edmund Bequerel a descobriu, ainda no século XIX, quando experimentava o efeito fotovoltaico com dois eletrodos metálicos numa solução condutora. Bequerel percebeu o aumento na geração de energia elétrica com a luz e, a partir daí, a tecnologia fotovoltaica passou por vários estágios até chegar ao uso em grande escala do silício.

ENTENDA A HISTÓRIA DA
ENERGIA SOLAR...

Diariamente, muita energia chega ao nosso planeta de forma gratuita e limpa. Os raios solares, além de trazerem a luz e o calor, essenciais para a vida na Terra, podem ser aproveitados para a geração de energia, tanto na forma de calor quanto na de eletricidade. Essa eletricidade que vem do sol é chamada de fotovoltaica, termo formado a partir de duas palavras: foto, que em grego significa “luz”, e voltaica, que vem da palavra “volt”, a unidade para medir o potencial elétrico.

O QUE É E COMO FUNCIONA O SISTEMA FOTOVOLTAICO?

A geração solar térmica consiste na transformação da energia do sol em calor para a utilização no aquecimento de água em residências, hotéis, clubes, etc. Para captar essa energia são usados COLETORES solares.

Na geração solar fotovoltaica, a energia é diretamente convertida em eletricidade e, neste caso, são utilizados MÓDULOS solares, comumente conhecidos como placas solares. A geração de energia fotovoltaica exige muitos componentes e é muito mais complexa, observando-se todos os usos e possibilidades que um projeto traz, tanto para economizar quanto para revender energia.

DIFERENÇAS DA ENERGIA SOLAR
TÉRMICA E FOTOVOLTAICA

A célula nada mais é que a unidade básica desenvolvida para realizar a conversão direta de energia solar em elétrica. O módulo é a unidade formada por um conjunto de células solares, interligadas eletricamente e encapsuladas, com o objetivo de gerar eletricidade. Já os painéis são um ou mais módulos fotovoltaicos interligados eletricamente, montados de modo a formar uma única estrutura. Um conjunto de módulos, juntamente com equipamentos complementares (inversores e cabos), forma um sistema FV.

DIFERENÇAS ENTRE
CÉLULA, MÓDULO E PAINEL
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
41 3201 5555
Consultores Premium Solar 
2017 Sculped by Marketing Experts  -  All rights reserved.